Os rumos do Card Game – Final
Bem amigos do HDD! Confesso que fiquei um pouco nervoso para escrever essa matéria porque pelo que andei lendo nos comentários, muita gente tá ansiosa esperando esse post sobre Chaos Dragon, vamos ver se eu consigo atender as expectativas e ao fim da matéria saberemos se quem tem ainda seu Chaos Dragon pode vender junto com seu lote de comuns na internet ou ainda há esperanças para o deck após a Banlist de Setembro!
____________
NO PASSADO...
Na verdade o passado desse deck é muito presente, esse deck surgiu em Abril desse ano no YCS - Dallas com Alexander Reed e sua Build de Chaos Dragon Lightsworn. Infelizmente ele perdeu na final para o Dino Rabbit do banido Nizar Sarhan, mas mesmo assim, Reed foi o destaque do Champ e revolucionou os próximos meses do Metagame com seu deck.
_____________
ALEXSANDER REED - 2ND PLACE - YCS DALLAS
DECKLIST
Monsters: 31
[3] Lightpulsar Dragon
[3] Lyla, Lightsworn Sorceress
[2] Mystic Tomato
[2] Red-Eyes Darkness Metal Dragon
[2] Eclipse Wyvern
[2] Effect Veiler
[2] Ryko, Lightsworn Hunter
[1] Jain, Lightsworn Paladin
[1] Lumina, Lightsworn Summoner
[1] Ehren, Lightsworn Monk
[1] Judgment Dragon
[1] Card Trooper
[1] Chaos Sorcerer
[1] Dark Armed Dragon
[1] Honest
[1] Tragoedia
[1] Sangan
[1] Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
[1] Plaguespreader Zombie
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[1] Phantom of Chaos
[1] Darkflare Dragon
Spells: 09
[3] Solar Recharge
[1] Monster Reborn
[1] Charge of the Light Brigade
[1] Heavy Storm
[1] Allure of Darkness
[1] Dark Hole
[1] Future Fusion
Traps: 01
[1] Treacherous Trap Hole
EXTRA DECK
[1] Five-Headed Dragon
[1] Void Ogre Dragon
[1] Scrap Dragon
[1] Stardust Dragon
[1] Ally of Justice Catastor
[1] Brionac, Dragon of the Ice Barrier
[1] Armory Arm
[1] Iron Chain Dragon
[1] Arcanite Magician
[1] Black Rose Dragon
[1] Ancient Fairy Dragon
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Leviair the Sea Dragon
[1] Wind-Up Zenmaines
___________
Quem viu esse deck na época estranhou de cara o fato de ter tantos monstros, meu como não travava isso! Na verdade era ao contrário, o deck rodava lindamente mesmo que só tivesse monstros na mão e a Draw Engine dos Lightsworns monstros misturadas ao poder de Atk dos Dragões deixou o deck Chaos Dragon entre os Top Decks do Meta anterior. Visto que era um deck bom e barato de se montar, muita gente correu para montar o seu, o problema era só encontrar Solar Recharge que era bem dificil de se achar mesmo tendo a sua versão Super Rara.
_____________
PÓS SETEMBRO...
Chaos Dragon era um deck que não precisava de defesa e nem de cartas de destruição como Mystical Space Typhoon. O oponente podia ter o que fosse, mesmo que ele gastasse as 5 cartas setadas, ainda assim, você conseguia trazer os dragões de volta e bater com tudo, principalmente porque a essa altura, seu oponente já havia pago várias Solemns e estaria com menos pontos de vida. Claro que um deck Meta desse naipe não escaparia da lista e o deck perdeu 2 Chaos Sorcerer, 1 Red-Eyes Darkness Metal Dragon e 1 Future Fusion todas as cartas que faziam a diferença no deck.
________
CHAOS SORCERER, REDMD ou FUTURE FUSION?
Esse é um assunto que muito se discute, qual dessas cartas que mas faz falta no tema Chaos Dragon? Cada um tem muita opinião sobre isso então vamos analisar cada uma separadamente.
Chaos Sorcerer
Como o nome diz CHAOS Dragon, então ele tem que ter a base Chaos. Antes o deck contava com 3 Chaos Sorcerer e 1 Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning.Se você for parar para pensar o tema perdeu dois Chaos Sorcerer que pode ser substituido pela terceira cópia de Darkflare Dragon já que a maioria das Builds usava apenas dois, ou ainda podemos usar Phantom of Chaos. Claro que nada disso é um Chaos Sorcerer mas estamos buscando alternativas então é o único jeito hehe.
_____
Future Fusion
Como diz meu amigo Anzini, você ja viu alguém perder quando ativa Future Fusion? Realmente, dificilmente o cara perde pois enviando 5 dragões no grave você controla a partida com Red-Eyes, Lighpulsar e Dark Armed Dragon. Mas ainda assim muitos duelos já foram vencidos sem ativar Future Fusion então dá pra sobreviver sem ela sim.. Coitado do FGD que só servia pra isso, só sobrou Dragon's Mirror pra trazer ele pro campo.
_________
Red-Eyes Darkness Metal Dragon
Essa é a carta que faz mais falta no deck. Estou jogando mais ou menos uma semana com Chaos Dragon, fazendo vários testes e posso dizer, como é dificil jogar com apenas um REDMD! Mesmo que o tema usasse apenas duas cópias e não três, essa era a carta chave para manter o controle do campo trazendo-o sempre de volta com Lightpulsar ou dar aquele OTK. Como o parceiro J Breezy comentou, o deck agora tem apenas uma investida e se não der certo fica dificil recuperar o jogo. Cartas como Bottomless Trap Hole e Dimensional Prison são o ponto fraco de REDMD agora, já que só conseguimos trazê-lo de volta se fosse removido pelo efeito do Eclipse Wyvern. Falando nele, essa é outra carta que ficou com poucas opções de uso, três cópias talvez não seja mais tão necessárias. Vamos ver uma versão do deck pós lista.
______
CHAOS DRAGON - PÓS SETEMBRO
DECKLIST
Monsters: 30
[3] Lyla, Lightsworn Sorceress
[3] Ryko, Lightsworn Hunter
[2] Card Trooper
[3] Effect Veiler
[2] Tour Guide from the Underworld
[1] Sangan
[1] Night Assailant
[2] Eclipse Wyvern
[3] Darkflare Dragon
[3] Lightpulsar Dragon
[1] Red-Eyes Darkness Metal Dragon
[1] Dark Armed Dragon
[2] Tragoedia
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[1] Chaos Sorcerer
[1] Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
Spells: 10
[3] Solar Recharge
[1] Charge of the Light Brigade
[1] Monster Reborn
[1] Heavy Storm
[1] Dark Hole
[1] Allure of Darkness
[2] Forbidden Lance
___________
A parte dos montros não mudou muita coisa, apenas foi adicionado ao time Night Assailant que nesse deck funciona muito bem, já que você tem Ryko então não fica tão óbvio para o oponente quando é um Ryko ou quando é uma Night Assailant. Além disso, se ela for descartada pelo efeito de Lightpulsar Dragon por exemplo, podemos adicionar um Ryko de volta para a mão e usá-lo com Solar Recharge. No lugar de Future Fusion entra Allure of Darkness já que estamos usando 2 Tragoedia aumentando ainda mais o número de DARK Monsters. Uma carta que é mais do que importante agora é Forbidden Lance! Como comentei acima só temos um REDMD e precisamos salvá-lo de qualquer maneira, sem contar que serve pra todos os monstros também, é uma carta muito versátil. Essa é apenas uma Build do deck, fica a critério de cada um, alguns usam Divine Dragon Apocralyph, outros usam 3 Wyvern e por ai vai. Aproveitando o post quero apresentar uma versão alternativa que o Anzini criou e ficou muito bacana.
________
CHAOS OVERPOWER MÓDAFOCA - PÓS SETEMBRO
DECKLIST
Monsters: 30
[1] Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
[1] Chaos Sorcerer
[1] Dark Armed Dragon
[3] Darkflare Dragon
[3] Eclipse Wyvern
[1] Ehren, Lightsworn Monk
[2] Jain, Lightsworn Paladin
[3] Lyla, Lightsworn Sorceress
[2] Ryko, Lightsworn Hunter
[2] Judgment Dragon
[3] Lightpulsar Dragon
[3] Phantom of Chaos
[1] Red-Eyes Darkness Metal Dragon
[3] Sky Scourge Norleras
[1] Gorz, the Emissary of Darkness
Spells: 11
[1] Allure of Darkness
[1] Card Destruction
[1] Charge of the Light Brigade
[1] Dark Hole
[1] Monster Reborn
[3] Solar Recharge
[3] Trade-In
EXTRA DECK
O de sempre...
_______
Essa build é uma versão parecida com a apresentada no começo da matéria mais é totalmente original por dois motivos: Trade-In e Sky Scourge Norleras! Norleras é uma das cartas mais desgraçadas que existe pois acaba com todas as cartas do oponente e dá um +1 para o jogador que ativa seu efeito, e o pior ele ENVIA as cartas ao cemitério e não DESTRÓI, por isso nada de Stardust ou Starlight nesse caso. Outro fato interessante é que podemos usar o efeito de Eclipse Wyvern para trazer um Judgment Dragon para a mão e assim usá-lo como descarte para Trade-In se não tiver Lightsworns suficiente para invocá-lo. Essa é uma build mais porrada então nada de Veilers ou cartas de defesa aqui, ou dá certo ou você embaralha o deck e parte pra próxima hehe quem quiser montar e testar vai curtir.
_____________
RESUMINDO...
A grande pergunta que fica é? Chaos Dragon ainda joga? Sim, o deck está vivo! Talvez o deck não coloque mais 5 monstros fodões em campo de uma vez mas ainda é um deck com muitas jogadas e muitos monstros fodelões como DAD, BLS, CHAOS SORCERER, REDMD, LIGHTPULSAR e por ai vai...cada monstro individualmente pode segurar o jogo. Agora se o deck vai se manter no Tier 1 dos decks meta, isso saberemos amanhã no YCS Toronto.
Galera, encerro por aqui a série de matérias sobre os rumos do Card Game, quero agradecer todos os comentários e a confiança, acho que teve muito nego achando que eu não passaria da parte 1 e com razão pois deixei o Blog abandonado por muito tempo. Esses decks que eu falei foram os que achei mais interessante, sei que tinha gente que queria que eu falasse de Blackwing mas a única coisa que mudou foi que voltou mais um Kalut, Six Samurai então não mudou muita coisa, Dark World menos ainda. Então era isso, espero que tenham curtido e continuem de olho no Hora do Duelo pois vem muita coisa por ai e o Site está cada vez mais próximo.
Abraço do Mono
yuri
muito bom, hora do duelo como sempre fantastico ^^
rodrigo
daora esse post Mono
ajudo bastante ai(pra mim pelomenos)
Fabricio
Parabens pelo post mono, praa mim chos dragon tem o que dar ainda
Dark World
Curti! Foi um bom final para serie parabens _Mono_ !! ^.^
Achei muito interesante essa build do anzini vou fazela para testar pode ser q seja interesante... Agora... Só tem uma coisa que eu não compreendo... Por que sera que o Deck Ninja não consegue ir para um YCS ou sei lá ... nunca vi ninguem usando... acho aquele combo de lockdown muito rapido de se fazer poderia ater chamalo de loop ninjas, Mas realmente não entendo poruque ninguem tentou fazer o deck. Veja bem estamos sem brio e trishula q outras cartas podem para esse combo ? (safe zone + white dragon ninja)
_MoNo_
Dae parceiro, eu ja tive um deck ninja e posso te dizer, infelizmente é um deck que depende muito das cartas do oponente, se de alguma forma ele ferrar sua jogada vc perde a Ninjitsu Art vc trava o jogo mas quando pensa q ta indo bem vc só ta dando tempo para o oponente comprar as cartas que precisa pra se salvar do Lock. É um deck muito legal, mas falta lançarem uma carta que realmente faça ele funcionar melhor. Vlw pelo elogio XD
Hyokketsu
Sobre isso Mono, vc acha que as novas cartas Ninja que lançaram em REDU vão ajudar? São elas: Blue Dragon Ninja e Ninjitsu Art of Shadow Sealing. Achei elas bem interessantes (mas continuo com meu Chaos Dragon kk)
pedro zero
curti o post. estou realmente pensando em montar esse deck, soq numa versao Budged, ja q o cash ta em falta por aki T.T
e axei legal esse negocio do Norleras, axu q vou testar aki e ver se roda legal. Uma outra variação q eu vi foi com o Margical Merchanty, so q nesse caso usa-se apenas 6-8 spell e o resto de monstro
j_breezy
mono, esse deck q vc usou de exemplo, é bem parecido com o meu, só q eu uso thunder king de main, magical merchant pra encher o grave, e por isso 2 call pra buscar o REDMD de volta do grave caso ele seja milado.
Guilherme Zanotto G
bacana o desfecho dessa serie, todos as partes ficaram muito boas, parabéns mono!!!
Dark World
Bom... o blue dragon (descartar 2 cartas pra nega um eff de monstro melhor veiler XD) acho meio fail... Mas a Ninjitsu Art of Shadow Sealing é muito boa contra xyzs tipo como o tremendamente OP Wind-Up Zenmaines ;D
Hyokketsu
Bom, mas o custo-benefício de descartar 2 cartas pra negar um efeito é um pouco maior que Veiler, pois Veiler só pode ser ativada na Main Phase do oponente, e o Blue Dragon pode ser ativado em qualquer parte do turno de ambos jogadores, e ainda impede o monstro de atacar. É mais ou menos uma Fiendish Chain, com o extra de não poder ser negado pelo Shi En (que devemos ver mais frequentemente agora em setembro)
hero
CHAOS OVERPOWER MÓDAFOCA – PÓS SETEMBRO
em relação a esse deck que vc postou o (Sky Scourge Norleras) precisa de (1 ligth fiary) e (3 dark fiend) mas vc n colocou nenhu mosntro (fiary ligth)
Jefferson
Putz, do deck do Anzini eu só não tenho o BLS (logo esse, fail), ficou interessante mas o efeito do Norleras dá mistiming no Lightpulsar, não?
Boas matérias, sem dúvida, não questiono sua experiência Mono, mas não acha que ficaria melhor usar Escape from the Dark Dimension pra manter o Red-Eyes em jogo? (Eu usava traps no deck quando começamos a jogar na Live, lembra?)
_MoNo_
Cara, fica a seu critério eu quando monto um baralho penso sempre nele funcionando da melhor maneira possivel, penso assim, eu nao curto Traps no Chaos Dragon. Uma coisa que o jogador tem q ver agora é que o REDMD nao é mais a alma do deck vc vai ter que se virar sem ele hehehe se da Miss Time? Huuum é de se pensar hehe
Patz
Excelente análise Mono, ótimo ver que o blog está voltando a ser o que era antes!
Também gostei muito da build do Anzini, bem criativa.
Continuem assim, abraço!
White knight
Troquei a FF e um REDMD por 2 Magical Merchant e troquei o CS pela Allure of darkness e o deck ficou de boa, mas agora é ver como vai ser nesse fim de semana, e parabéns por essa série!
masteryusei
adorei a matéria mono parabéns ansioso para o ycs amanhã por favor nos deixe informados sobre tudo q acontece lá xD
matheus
Ainda não consegui achar o monstro light fairy type no deck pra poder invocar o Norleras 🙁
anzini
Meus quiridos, o deck nao precisa de nenhum fairy, pq vc nunca invoca norlerass vc copia o efeito dele com phanton of chaos, muito simples essa engine. E soh quem ja foi norlerado sabe como eh chato kkkkk melhor efeito de todos os tempos kkkk
_MoNo_
Psé Anzini eu achei realmente que não precisava explicar essa do Norleras com Phantom of Chaos mas enfim...kkkk
Jefferson
Putz, será que faz tanto tempo assim que jogávamos de Hopeless Dragon? Até esqueceram do combo já...
correia#77
antes de mais os meus parabens as materias tem sido muito boas e de grade agrado de ler. mas eu gostaria que alguem me esclarecesse uma duvida kuando eu utilizo reborn tengu para xyz posso ir buscar outro ao deck? e já agora será Mispolymerization uma boa carta contra decks k abusem de fusoes(herois...)?
hayllander
Eu realmente estava muito ancioso para ver como seria essa materia sobre chaos , e eu tenho que dizer que achei sensacional ambas as builds nao vejo a hora de usa-las , todas essas ultimas materias foram excelentes parabens ao site pelo otimo conteudo. 😀
Guilherme Borges Cunha
Realmente, o grande ponto fraco do REDMD sempre foi Dimensional Prison e Bottomless Trap Hole, eu sempre ficava muito puto quando alguém usava essas cartas no meu REDMD e não tinha como traze-lo de volta, agora que pode ter apenas 1 no deck, fica pior ainda. Mas pra essas ocasiões, você pode usar Escape From The Dark Dimension. É praticamente a mesma coisa que Call Of The Haunted, mas traz monstros removidos do jogo que sejam elemento Dark. Acho que essa a melhor alternatica que temos.
Eu usava um deck de Blue-Eyes White Dragon, daí modifiquei ele um pouco e ficou bem parecido com esses Chaos Draogn. Agora a partir de hoje, meu deck ficou muito pior, tenho que contar com 2 Lightpulsar Dragon e pelo menos 1 Escape From The Dark Dimension pra garantir que eu mantenha 1 REDMD em campo.
Agora estou pensando em refazer a build dele completamente e dar um jeito de encaixar alguns Galaxy-Eyes Photon Dragon e Galaxy Wizard nele, pra chamar o Neo Galaxy-Eyes Photon Dragon Ultimate. Um ótimo monstro por sinal, super eficiente contra qualquer outro XYZ apelativo, além de ter um poder de ataque enorme, esse monstro é fenomenal. Com a combinação certa, é possível até de protege-lo contra os Synchro.
Frederico(NoobSaibotZ)
Eu não entendo, antes estavam dizendo que o chaos dragon morreu de vez e eu dizendo que nao... e agora dizem outras coisas :/
Henrique
Chaos Dragon morreu no Tier 1 nego...
E se me lembro bem, voce era o cara que queria por 3 Dragon's Mirror no Deck certo?
Por que se for esse cara, só te digo uma coisa, prefiro 5 dragons no grav eque um com 5000 em campra pronto para ser destruido por qualquer spell/trap...
jrcrazzy
pq o deck não tem tuner's?