World Championship Review
Ola duelistas! Aqui é o Vinícius e hoje vou fazer um review do mundial e explicar o que andou acontecendo por la, com a deck lists do campeão que jogou o mundial no fim de semana dos dias 15-16 de agosto em Kyoto no Japão.
O porque de certas escolhas e, obviamente, uma analise do deck que foi campeão mundial, o Satellarknights além de uma possível previsão do futuro do deck, como via de regra vocês sabem, ano após ano a Konami passa a lista no deck que foi campeão mundial e acredito que esse ano não vai ser diferente então vamos ao artigo.
Foram:
Tellarknight - 7
Hero - 5
Nekroz - 4
Ritual Beast - 2
Qliphort - 1
HAT - 1
Bujin - 1
Harpies - 1
Com o top 4 :
Tellarknights - Shunsuke Hiyama 1st
Nekroz - Galileo Mauricio De Obaldia Soza 2nd
Artifact Tellarknights - Chase Cunningham 3rd - 4th
Nekroz - Hasegawa Akira 3rd - 4th
E o grande vencedor sendo Shunsuke Hiayama! Sendo que ele já tinha chegado na final ano passado, então o cara realmente tem credenciais muito fortes para ser campeão.
Agora, porque Tellar? Bom, primeiro, de todos os decks que da era DUEA(de agosto do ano passado ate agora), foi o que menos tem cartas na banlist, tanto OCG como TCG, sendo reinforcemente of the army a 1 no OCG e a 3 no TCG, como a lista do mundial eh uma intersecção das duas lista, ROTA fica a 1.
Main Deck | Side Deck |
2 Honest3 Satellarknight Altair3 Satellarknight Deneb
Monsters [15] Spells [9] Traps [17] Deck Total [41] |
1 Artifact Lancea2 Fairy Wind2 Fire Hand
3 Ice Hand Side Deck [15]
EXTRA DECK 1 Castel, the Skyblaster Musketeer 1 Number 80: Rhapsody in Berserk 1 Number 86: Heroic Champion - Rhongomyniad 1 Stellarknight Constellar Diamond Extra Deck [15] |
2 Honest - Deck light é sempre bom usar, uma surpresa inesperada e tira Towers
3 Altair, 3 Deneb - Padrão de todas as builds de Satella
1 Rigel - Utilizando para geralmente matar winda e outras coisas que impedem de fazer mais de 1 special summon por turno, assim como para matar o Unicore (efeito do Rigel buffa um satella em 500 ATK até o fim do turno e o destruir na end phase).
3 Unukalhai - Com ROTA a 1, a maneira mais rápida de chegar ate o Deneb e mandando ele pro grave e utilizando Call of the Haunted para revive-lo.
2 Vega - “HAIL TO THE KING!”, se você quer fazer summons que nem um maluco, essa eh a carta chave do deck, ela serve de base para colocar 3 monstros em campo e invocar seus special summonar sem ter que jogar na end phase no seu oponente
1 Thunder King Rai-Oh - Se eu posso ter uma Mistake em forma de monstro que revivo com Call of the Haunted, porque não?
1 Dark Hole - Porque Raigeki estava banido
3 Mystical Space Typhoon - Onde a oferta de cartas boas e conhecidas e meio escaca, a galera tem tendencia a colocar flood gate, e se tratando de um mundial acho que ninguem quer perder pra Skill Drain ou Lose a Turn.
1 Reinforcement of the Army - Porque buscar warrior (ou seja, o deck todo).
3 Satellarknight Skybridge - Sim sras e Srs, essa aqui vale a pena ate colocar o texto dela para vocês terem uma ideia :
Tipo : Spell Quick Play
Efeito :
Target 1 "tellarknight" monster you control; Special Summon 1 "tellarknight" monster with a different name from your Deck, and if you do, shuffle the targeted monster into the Deck. While the monster Special Summoned by this effect is face-up on the field, you cannot Special Summon monsters, except "tellarknight" monsters. You can only activate 1 "Satellarknight Skybridge" perturn.
Target 1 "tellarknight" monster you control = pode ser QUALQUER tella, incluindo do extra deck.
Special Summon 1 "tellarknight" monster with a different name from your Deck, and if you do, shuffle the targeted monster into the Deck. = você invoca 1 tella do deck (e consequentemente ativa o efeito dele).
Resumindo, você invoca 1 tellar, ativa o efeito dele, se conseguiu invocar e tomou alguma trap ou efeito (nightmare trap hole ou veiller por exemplo), você usa skybridge no seu monstro, invoca 1 monstro do deck, embaralha o monstro que foi alvo da skybridge e o efeito dele resolve NO DECK.
Agora, imagina fazer isso com um Triverr? Legal não?
Continuando…
1 Soul Charge - Porque Soul Charge ta limitada por algum motivo…
2 Breakthrough Skill - Negação de efeito
3 Call of the Haunted - Basico, todos os satella usam porque e muito bom ativar deneb no turno do cara, adicionar 1 e no seu turno ativar o deneb de novo e ficar +2 né?
3 Fiendish Chain - Para negar efeito e proteger os satella que em sua maioria tem menos de 2500 de ataque
3 Oasis of the Dragon Souls - Mesma coisa que o COTH, só que em vez de trazer em ataque traz em defesa.
1 Ring of Destruction - Para tirar boss da mesa e inflingir dano, coisa que o satella tecnicamente não faz muito
1 Solemn Warning - PRA NEGAR AS INVOCAÇÃO TUTTOOOOOOO.
3 Satellarnova Alpha - Porque a nova e sim uma das traps mais roubadas do jogo, ela pode negar quase qualquer coisa e te dar +1.
1 Torrential Tribute - Porque é otimo contra decks que fazem swarm e bem inesperado
Extra :
O que se pode comentar do extra e que tem 2 ptolemaeus, provavelmente para fazer Pleiades e Diamond.
Side :
Um show a parte:
1 Lancea pra evitar Trishula
2 Fairy Wind para Qli e floodgate
2 Fire Hand
3 Ice Hand
1 Galaxy Cyclone
3 Ghost Ogre (porque essa carta e extremamente versátil, e isso eh um dos fatores que define o melhor deck)
3 Imperial Iron Wall para evitar remoção de qualquer tipo
Então galera, levantando alguns numeros aqui :
Ele possui 7 cartas pra reviver monstros do grave e que fazem special summon(7/40 = 0,175 *100 = 17,5%) + 3 Altair (3/40 = 0,075 * 100 = 7,5%) totalizando 10 cartas para fazer reborn (25% do deck), um numero bem alto que acaba sendo determinante em sua estratégia e maneira de jogar.
3 Cartas pra fazer special summon que funcionam como anti-trap, alem de acelerar muito o deck.
Honest e Rai-Oh que sao otimas cartas, um dando forca e poder de fogo ao deck (alem do elemento surpresa, q abala o psicologico do adversario) e um que trava totalmente a maior mecanica vigente do jogo, que e a adição de cartas para a mão.
No fim, ele conseguiu criar um deck consistente apesar da adversidade das listas do mundial, o deck e um dos mais seguros q eu ja joguei e realmente você fica fazendo vantagem ate vir o Triverr e acabar com o joguinho, colocando o cara em um loop quase infinito e descartando cartas da mão dele.
Então, após revisar o deck (não por completo, se não eu ia escrever muito mais páginas), acredito que poderiamos arriscar alguns lugares onde a Tia Konami pode acabar dando um Hit.
Satellarknight Altair - Creio que limitar o Altair é a melhor coisa a fazer se você quer baixar o nível do deck, a principal carta a ser buscada pelo Deneb é o Altair, porque ele revive do grave, leia-se como um call buscavel, meu palpite é que vão limitar a 1.
Satellarknight Deneb - O buscador do deck (fora ROTA), provavel ser limitado a 1 tambem, mas creio eu que mesmo a 1 consiga-se jogar com 1 Deneb, pois usa-se o Unuk para manda-lo ao grave e ai sim utilizar toda a mecanica de special summon do grave para buscar o Deneb, só que, se ele for removido é GG, então isso afeta o deck.
Satellarnova Alpha - Se eles quiserem limitar ou banir algo que não influi na mecanica do deck, esta é a carta, é um suporte muito forte mas não mexe no core do deck
Satellarknight Delteros - TALVEZ, e digo talvez porquê Noden vem ai, esta carta tome uma limitação ou até mesmo um banimento, o fato de você não poder responder ao summon dela é algo muito forte e muito explorado na estratégia dos Star Seraph, que tambêm podem ser colocados no deck Satella 😉
Satellarknight Triverr - Muitas pessoas com as quais eu joguei depois que invoquei o Triverr e ele ativou o efeito queriam o banimento dele, é a mesma coisa que o Dark Law, todo mundo quer que banir, mas é altamente improvavel
No mais as cartas que podem ser alteradas que afetam o deck é o ROTA, o que não é impossível, já que ele estava a 1 uns tempos atrás.
Então é isso pessoal, esse pequeno review do deck campeão mundial chega ao fim, junto com alguns palpites meus para a proxima banlist relacionada com cartas relacionadas ao deck Satella, é isso ai pessoal e até a proxima.